ANA CATARINA MENDES
51 anos.
Ana Catarina Mendes é advogada, mas começou cedo a exercer funções públicas. Neta de um operário da Marinha Grande, opositor ao Estado Novo, cresceu a ouvir Zeca Afonso e a discutir política. É caso para dizer que a política lhe corre nas veias.
Foi, por isso, com naturalidade que se juntou à Juventude Socialista e, alguns anos depois, foi eleita, pela primeira vez, deputada da Assembleia da República, com apenas 22 anos. Desde então, passou quase 30 anos a servir como deputada eleita à Assembleia da República. Foi também, durante um longo período, deputada na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa.
Ana Catarina Mendes construiu um notável percurso político, tendo ocupado vários cargos dirigentes no PS. Foi particularmente preponderante quando negociou, junto de outros dirigentes do partido, o acordo parlamentar com o BE, PCP e PEV, que permitiu a formação da intitulada “Geringonça”. Foi, por esta altura, que se tornou a número dois do partido, assumindo as funções de Secretária-Geral Adjunta do PS.
Em 2019, assumiu, também, a liderança da bancada do PS na Assembleia da República, tornando-se na primeira mulher na história do partido a assumir essas funções. Enquanto líder parlamentar, deixou um importante contributo, tendo sido fundamental para a aprovação da lei do teletrabalho e da lei de bases do clima, entre vários outros diplomas.Em 2022, tomou posse como Ministra dos Assuntos Parlamentares, tendo sob a sua tutela as pastas da Igualdade, Migrações, Juventude e Desporto. Empenhou-se particularmente na área das migrações pela importância que esta tem, no contexto em que a Europa atravessa.
Com uma vasta experiência parlamentar e governativa, Ana Catarina Mendes será fundamental para construir o Futuro de Portugal na Europa.
N°3
NOTÍCIAS
A poucos dias das eleições europeias mais importantes das nossas vidas, continuamos a esclarecer os Portugueses sobre o que está em jogo.
Fazer campanha pelo País fora em junho e não passar por Resende para o Festival da Cereja? Impossível.
Mais um dia memorável de campanha, desta vez em Castelo Branco e na Guarda, regiões que ocupam um lugar central na visão do PS para o desenvolvimento económico do País.
Terminámos mais um grande dia de campanha nesta região na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro, para mais um Encontro Europa.
Ontem na Incrível Almadense, um espaço de memória e liberdade que nos inspira a continuar a lutar pelo progresso, reafirmámos o nosso compromisso com a habitação digna, a juventude e o emprego de qualidade.
A caravana do Partido Socialista começou a percorrer o País e, neste primeiro dia, andámos pelo distrito de Setúbal. Sentimos a energia, o entusiasmo e a felicidade de todos os que encontrámos.
O nosso segundo debate permitiu abordar temas decisivos para o futuro dos Portugueses.
Uma nova geração europeia vai votar nas Eleições Europeias pela primeira vez a 9 de junho.
Ontem começámos o dia a reafirmar o nosso compromisso pela liberdade e soberania do povo ucraniano.
No distrito de Viseu, Ana Catarina Mendes, Bruno Gonçalves, Lúcia Araújo Silva e Sofia Pereira visitaram projetos educativos que atestam a modernização da nossa infraestrutura educativa
Todos os candidatos socialistas ao Parlamento Europeu assinaram o compromisso “Come Out For Europe”, em prol da defesa e igualdade dos direitos das pessoas LGBTI.
Ontem, na encantadora ilha de Santa Maria, visitámos a Estação RAEGE, o Teleporto Espacial e o Centro de Controlo de Tráfego Aéreo da NAV.
As iniciativas e projetos que visitámos esta manhã em Ílhavo e Aveiro mostram-nos a importância de uma Europa que coloca a atividade científica no centro das suas prioridades.
Ontem, Marta Temido esteve no Porto Canal para apresentar, mais uma vez, a nossa visão para a Europa. Na entrevista, a cabeça de lista salientou a importância do Mecanismo Permanente de Resposta às crises.
Ontem, participámos no primeiro debate televisivo dedicado às eleições europeias. Neste primeiro debate, tivemos oportunidade de expor a nossa visão sobre a Europa, sendo claro que muito nos distingue das restantes candidaturas.
Como nos conta Ana Catarina Mendes, candidata do PS às europeias, encontrámos jovens que querem ser uma voz ativa nos desafios da Europa e celebrámos um exemplo de como a tradição e a inovação podem ser apoiadas pela União Europeia.
As Mulheres Socialistas de Paços de Ferreira reuniram-se este Sábado, no Pavilhão das Sebastianas de Freamunde, para um emocionante “Jantar pela Liberdade”.
Os candidatos Francisco Assis, Bruno Gonçalves e Joana Sá Pereira estiveram com a comunidade piscatória local e com jovens da região.
Visita a instituições do setor social nos concelhos de Sintra e Loures mostra a importância de respostas integradas ao nível europeu para o desenvolvimento económico e fortalecimento das redes de apoio à população carenciada.
Todos os grandes avanços de Portugal na Europa foram fruto da liderança determinada dos governos do Partido Socialista.
Nos próximos 30 dias, vamos demonstrar o que está em jogo nestas eleições. Estamos ao lado de todos os que acreditam que os problemas de uns são os problemas de todos, convictos de que só esta visão solidária nos permite construir uma Europa melhor.
7 de Maio, a nossa cabeça de lista para as eleições europeias foi à CNN dar uma entrevista sobre as formas como o projeto europeu molda a vida de todos os Portugueses.