ANA CATARINA MENDES

51 anos.

Ana Catarina Mendes é advogada, mas começou cedo a exercer funções públicas. Neta de um operário da Marinha Grande, opositor ao Estado Novo, cresceu a ouvir Zeca Afonso e a discutir política. É caso para dizer que a política lhe corre nas veias.

Foi, por isso, com naturalidade que se juntou à Juventude Socialista e, alguns anos depois, foi eleita, pela primeira vez, deputada da Assembleia da República, com apenas 22 anos. Desde então, passou quase 30 anos a servir como deputada eleita à Assembleia da República. Foi também, durante um longo período, deputada na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa.

Ana Catarina Mendes construiu um notável percurso político, tendo ocupado vários cargos dirigentes no PS. Foi particularmente preponderante quando negociou, junto de outros dirigentes do partido, o acordo parlamentar com o BE, PCP e PEV, que permitiu a formação da intitulada “Geringonça”. Foi, por esta altura, que se tornou a número dois do partido, assumindo as funções de Secretária-Geral Adjunta do PS.

Em 2019, assumiu, também, a liderança da bancada do PS na Assembleia da República, tornando-se na primeira mulher na história do partido a assumir essas funções. Enquanto líder parlamentar, deixou um importante contributo, tendo sido fundamental para a aprovação da lei do teletrabalho e da lei de bases do clima, entre vários outros diplomas.Em 2022, tomou posse como Ministra dos Assuntos Parlamentares, tendo sob a sua tutela as pastas da Igualdade, Migrações, Juventude e Desporto. Empenhou-se particularmente na área das migrações pela importância que esta tem, no contexto em que a Europa atravessa.

Com uma vasta experiência parlamentar e governativa, Ana Catarina Mendes será fundamental para construir o Futuro de Portugal na Europa.

N°3

NOTÍCIAS

Anterior
Anterior

Francisco Assis

Próximo
Próximo

Bruno Gonçalves