MARTA TEMIDO

50 anos.

Marta Temido nasceu em Coimbra, pouco antes do 25 de abril, em 1974. Filha de uma professora de Português e História e de um magistrado do Ministério Público, viveu em várias localidades até aos 12 anos, incluindo Castelo Branco, Évora e Viseu.

Os livros não faltavam em casa. Para além do livro que tinha direito de comprar a cada mês, era uma visitante frequente da biblioteca itinerante da Gulbenkian, que a ajudou a rechear as suas estantes durante a infância.

Regressou à cidade de onde é natural para se formar em Direito, mas acabou por se dedicar profissionalmente à área da saúde. Doutorada em Saúde Internacional, foi administradora hospitalar durante vários anos e subdiretora do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa.

Em 2018, assumiu funções como Ministra da Saúde, a convite do Primeiro-Ministro, António Costa, que conhecera quando fora Presidente da Administração Central dos Sistemas de Saúde. A forma empenhada e zelosa como geriu a pandemia da Covid-19 valeu-lhe a simpatia dos Portugueses, tornando-se numa das governantes mais populares do País. Em 2022, depois de sair do Governo, assumiu funções como deputada da Assembleia da República.

Chegou “tarde” à vida pública e, por isso, não se considera uma “política”. Mulher resiliente e de fibra, nunca recusa um desafio, força que garante advir da sua família.

É, agora, cabeça de lista do Partido Socialista às eleições europeias de junho de 2024, missão que diz ser “talvez o maior desafio da sua vida”.

CABEÇA DE LISTA

NOTÍCIAS

Próximo
Próximo

Francisco Assis